25 de ago de 2016

Minha experiência com os temidos exames de fertilidade

Olá meninas!

Demorei mais cheguei,haha... Vida tá corrida né?!Mais agora deu uma acalmada nas coisas por aqui!Vocês viram que o blog mudou de cara?(De novo?).Ah,eu gosto de testar outros templantes que eu encontro por aí,e tento dar uma modificada pra ficar do meu jeitinho!!Espero que gostem ;)

Bom, hoje eu vou falar de exames,então senta que lá vem história!



Se você está tentando engravidar a um bom tempo sem sucesso,certamente já procurou um médico para saber se está tudo bem né?Pois bem,e se você procura ajuda com um médico especialista em reprodução humana,pode ser que ele decida solicitar uma bateria de exames.

E comigo foi exatamente assim, posso dizer que foi uma enxurrada de exames, mas todos necessários para descartar as suspeitas de infertilidade.Desde o início eu sabia que tinha que fazer esses exames e já pesquisava alguns e quando o médico pedia,eu já sabia do que se tratava,haha. Não vou citar aqui todos detalhadamente cada um,até porque,em sites específicos você encontra, mas vou falar resumidamente.Os exames que fiz foram:

Exames de sangue,incluindo os hormonais ligados ao sistema reprodutor, de maneira geral, tais como glicemia, colesterol,tipagem sanguínea, hepáticos,ultrassom transvaginal,a tão temida histerossalpingografia,papanicolau e cultura de secreção vaginal.Entre outros.Meu próximo exame será a histeroscopia,que depois de muita enrolação foi agendada para o dia 01/09.

Entre um laboratório e outro,descobri que cada exame tinha de ser feito em uma época específica do ciclo,por exemplo: Os de sangue eram do 2′ ao 5′ DC, a histerossalpingografia até o 12′ DC, a histeroscopia até o 15′.

A cada vinda da 'montra' era um misto de tristeza com ansiedade.Tristeza porque não foi a hora do meu positivo e ansiedade pra a mocinha aqui marcar os exames.Foram muitooos tubos de sangue coletado, até a enfermeira se cansou rsrsrs. Cheguei a pensar que esse sangue todo que eu tava tirando poderia me fazer falta um dia,#ALouca... Mas essa etapa foi concluída com sucesso.Tudo dentro do normal.

Próximo exame da lista(Fiz uma lista para eu não me perder) era a transvaginal.Foi discretamente desconfortável,mais bem tranquilo.E lá mostrava que eu tinha um mioma bem grandinho,ovário direito quase o dobro do normal e um cisto.Fui pega de surpresa.Jamais tive nenhum sintoma sequer que pudesse me fazer suspeitar de um mioma.

Até mesmo meu médico demostrou uma certa surpresa com o resultado. Menstruação vindo todos os meses regularmente,sem dor,sem desconforto,sem escapes fora do ciclo... Enfim... Uma surpresinha desagradável e que me fez ficar bastante preocupada.Sobre o cisto,médico não focou tanto nele,pois como o exame foi feito muito próximo ao fim da menstruação(Sim,amiga,você vai ler muito dessa palavra por aqui) poderia ser da dita cuja.Endeométrio estava lindo de ser ver com 10,7mm.

E depois de muito enrolar,foi chegada a hora da histerossalpingografia.havia rumores que ela é dolorida e por isso já cheguei na clínica pronta para sentir a pior das dores do mundo.De fato ela foi um pouco dolorida,mais nada daquilo que eu imaginei que fosse.Meu maior medo era do resultado,mais graças a Deus deu tudo normal.

Foram 3 meses de exames.Meses esses em que eu coloquei na cabeça que seriam perdidos, pois imagine o quanto seu útero está sendo fuçado,mas por outro lado pensava no propósito de tudo aquilo e era pelo meu futuro baby.

Agora só falta a histeroscopia,que espero ser o último exame.Nele será feito uma biopsia do endométrio e avaliação minuciosa de toda a cavidade uterina.A suspeita é de que o mioma esteja dificultando a passagem dos peixinhos.Tudo o que sabemos através da transvaginal é de que ele se encontra dentro do útero,porém a localização exata temos que ter certeza.Logo após o resultado o médico irá me encaminhar um tratamento específico.

Minha experiência com tudo isso é: Nessa fase pré e pós exames,ficamos frágeis,sensíveis e com medo de tudo.A rotina é chatíssima, invasiva e eu não aguentava mais ninguém enfiando coisas em mim. Porém foi necessário e minha opinião é positiva,e dizem que há males que vem para o bem,e eu tenho fé de que meu maior bem está por vim!!

Um dos erros médicos na minha opinião (sou leiga no assunto de medicina, mas falo pela minha experiência), é o fato deles geralmente recomendarem esses exames para casais que estão tentando engravidar a 1 ano sem sucesso.Eu,quando procurei um médico para fazer esses exames tive que dar uma choramingada,até rolou uma mentirinha.Na época estávamos com 4 meses de tentativas.Nas primeiras conversas com o medico ele já tinha deixado claro que ia fazer os tais exames só depois de 1 ano e eu disse que estávamos com 6 meses tentando,bati o pé e ele me fez as guias.

Eu acredito que todas as mulheres que pensam em engravidar em algum momento da vida (independente da idade atual) deveriam fazer esses exames para conhecer um pouco sobre sua vida fértil.


Como o post já tá virando uma bíblia, vou encerrar por aqui.Mais deixo o meu conselho para todas as mulheres,que se filhos está na sua bucket list,faça logo todos os exames para investigar sobre uma possível infertilidade.Não interessa se você tem 20, 25, 30, 35 ou até 40+ anos ou se está com 1 mês ou 1 ano tentando engravidar.Faça,pois é de extrema importância!

PS: Maridón também fez exame,só um,que foi o espermograma,haha!

Beijos
Luh 

7 comentários:

  1. Eu tbm nao concordo com essa espera de 1 ano...ja pensou se vc nao insiste em fazer os exames...ia demorar pra descobrir e pra tratar,ne
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Luh, também me assustei quando descobri que tinha 4 miomas (você deve se lembrar), mas mesmo assim deu certo... então não desista... existe vida após mioma... rs

    ResponderExcluir
  3. Fez muito bem.. descobri que estava com endomentriose profunda , miomas dentro do utero que nao via em nenhum exame.. apos esperar 1 ano..

    ja tirei os miomas os cistos de endomentriose, porque nao tenho sintomas algum.. agora estou fazendo os ultimos exames para iniciar a induçao.

    ResponderExcluir
  4. Luh tudo valera a pena,tenha certeza!
    Realmente è ruim essa fase,tinha muito medo rsrs
    Mas quando você estiver com seu baby,não vai lembrar de nada disso !
    To na torcida por você!
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que moça empoderada essa =)
    está mais do que certa!
    tô gostando de ver ♥

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaaaaaaaaai, fiz mil exames tbm com meu esposo.
    Agora seja uq Deus qser kkkkk
    beijinhos linda

    http://www.vidadecasadinha.com/2016/08/espermograma-como-interpretar.html

    ResponderExcluir
  7. Eu já to chegando em 2 anos e só vou fazer a histerossalpingografia em outubro!
    Mas ando mais calma e já coloquei na minha cabeça que o tempo não para...então o dia vai chegar..
    Beijos

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação pois eu faço questão de ler um a um. Aguarde que logo o seu será aprovado e respondido. E obrigada por comentar, isso é muito especial pra mim.Eu sempre vou respeitar sua opinião, mesmo que não concorde com ela. Então, por favor, respeite a minha!Comente com civilidade e mantenha sua educação!Leve as discussões de maneira sadia!

Obrigada por comentar!

Beijos

Luh

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Não retire os créditos - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo